sexta-feira, 19 de julho de 2013

AFETIVIDADE!?!?




Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você ouve a palavra AFETIVIDADE? Se sua resposta é amor, carinho ou algum sentimento afim, saiba que seus pensamentos seguem a mesma linha de raciocínio da grande maioria dos profissionais de educação. É muito comum as pessoas conceberem afetividade como um sentimento cuja existência pode ser demonstrada unicamente através de atitudes de carinho com alguém. Isso pode ser explicado se observarmos apenas o prisma etimológico da questão.
Ocorre que, considerando-se o contexto pedagógico, o termo afetividade não é um mero sinônimo daqueles sentimentos. Afetividade consiste na forma como os estímulos externos (um olhar de aprovação ou reprovação, uma informação fornecida pelo meio, a organização do ambiente) ou internos (o medo, a fome, a alegria) afetam os indivíduos. Essa é a relação de afetividade.
De acordo com Abigail Alvarenga Mahoney, pesquisadora do Programa de Estudos de Pós-Graduados em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), todos os seres humanos são afetados positiva e negativamente e reagem aos estímulos do meio. Dessa forma, pode-se concluir que o fenômeno da afetividade é observado nos casos em que há interação entre os seres ou entre os seres e o meio, independentemente de ser uma relação baseada no carinho ou uma situação traumática a qual um indivíduo seja submetido. Em ambos os casos, o indivíduo é afetado. Partindo desse pressuposto, é possível concluir que a afetividade, como aspecto intrínseco a todo indivíduo, apesar de ser algo interior, é desenvolvido pelas interações, ou seja, uma demonstração de carinho por si só não é suficiente no sentido de garantir a afetividade. Torna-se necessário que a pessoa a quem o gesto foi direcionado produza alguma resposta. 
Definitivamente, o estímulo que o meio produz é decisivo para o desenvolvimento do indivíduo. Sendo assim, entregar prédios bem equipados, limpos e adequados às necessidades dos alunos, manter os professores atualizados e qualificados, reunir uma equipe pedagógica comprometida são requisitos indispensáveis para a garantia do crescimento cognitivo e social dos alunos. O oferecimento desses recursos produzirá respostas positivas dos alunos e isso constitui-se em iniciativas infinitamente mais importantes do que chamá-los o tempo todo de "meu amor." 










Um abraço

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