Eu já sou professor de Inglês há cerca de treze anos e à medida que o tempo passa, tenho mais certeza de que um dos principais entraves da aprendizagem é o flagrante déficit de concentração dos alunos. É como se os estudantes, em sua grande maioria, não observassem o que veem e não entendessem o que leem. Essa impressão ganhou ainda mais robustez depois de uma aula recente.
Eu entrei normalmente na sala. Cumprimentei as dez testemunhas presentes à aula, fiz a chamada, dei algumas orientações e comecei a falar sobre o conteúdo para explorar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema. Em seguida, fui até a lousa para escrever uma tabela com subject e object pronouns. O quadro era dividido em duas partes: o lado em que escrevi, usando um marcador azul, era branco e o outro, negro, ainda repleto de atividades do turno vespertino, pois a professora não havia se dignado a apagar o que ela escrevera.
Cerca de vinte minutos depois, chegou mais uma testemunha, digo, aluna. Atrasada, ela tentou recuperar o tempo perdido e prontamente sacou seu caderno e canetas e começou a escrever. Ocorre que, da posição onde eu me encontrava, via claramente que ela não estava olhando em direção ao que eu tinha escrito. Instintivamente, resolvi me aproximar e para minha surpresa, a menina já estava quase acabando. Acabando de copiar a atividade. Mas não a minha atividade. A do lado negro do quadro. Escrita com giz.
Aqueles que gostam de sair em defesa dos pobres e oprimidos podem levantar-se e arrazoar:
- Ora, isso não é nada demais. Ela só escreveu a atividade errada porque chegou atrasada.
A princípio, esta parece uma desculpa plausível, mas não é. Não é porque professores de Inglês não costumam passar atividades de circular as letrinhas maiúsculas e sublinhar as minúsculas; não gostam de atividades de formar as sílabas da família do B; nem acham interessantes aquelas em que o aluno deve escrever por cima de uma linha tracejada. Acreditem ou não, foi isso o que ela escreveu. Considerando que se tratava de uma aula de Inglês, qualquer desculpa é absurda.
Enquanto os outros alunos choravam de tanto sorrir e a menina enrubescia de vergonha, eu não sabia se sorria ou se chorava. Era um turbilhão de sentimentos dentro de mim: impotência, perplexidade, preocupação...
Depois de alguns dias de reflexão, resolvi montar um guia completo de sobrevivência nas aulas de Inglês destinado a esse tipo de aluno - desconcentrado. Eis a versão simplificada:
1º Sempre procure saber de qual disciplina é a aula;
2º Observe o professor e preste atenção em que tipo de objeto ele usa para escrever (nem o maior dos falsificadores conseguiria imitar giz usando marcadores de quadro branco);
3º Fique atento à língua em que as palavras estão escritas, pois Português é diferente de Inglês;
4º Lembre-se de que letras masculinas são diferentes das femininas;
5º Se, depois de tudo isso, você ainda tiver dúvidas, chame o professor e pergunte.
Um abraço!
Monte um kit sobrevivência pra você também professor. Parabéns pelo texto e pelo santo ofício de dar aulas. Um abraço!
ResponderExcluir